O tratamento de ação de prevenção é diminuir a contração muscular. Na estética, é utilizada para prevenção e tratamento de rugas e para hiperidrose (suor excessivo).
Os efeitos surgem em 3 a 7 dias após a aplicação, duram de 4 a 6 meses para as linhas de expressão e de 9 a 12 meses para hiperidrose. É um tratamento seguro, eficaz, que se realizado regularmente manterá sua pele livre de rugas.
Quer saber mais? Continue lendo…
O que é a Toxina de Prevenção?
A ação de prevenção é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Seu efeito se dá pelo bloqueio da liberação da acetilcolina, neurotransmissor que faz a ligação do neurônio ao músculo. Dessa maneira a contração muscular fica enfraquecida.
Origem
No final da década de 60, um oftalmologista americano começou a estudar uma toxina de prevenção para tratamento do estrabismo. A aplicação era feita no músculo que se contraía de maneira anormal, corrigindo o problema.
Na década de 70 um casal de médicos canadenses perceberam a melhora das rugas nos pacientes tratados para estrabismo. Assim surgiu o uso cosmético da toxina.
Como funciona?
Quando sorrimos, a contração muscular forma os pés de galinha na região dos olhos. Também formam rugas quando levantamos a testa e franzimos as sobrancelhas. Essas são as rugas dinâmicas, que só aparecem quando executamos o movimento. Com o passar dos anos as rugas ficam aparentes mesmo quando não realizamos o movimento, são as chamadas rugas estáticas.
A Toxina de Prevenção age impedindo a contração muscular, consequentemente evita a formação das linhas de expressão. Assim, se aplicado precocemente (a partir dos 25 ou 30 anos), impede a evolução das rugas que só aparecem quando realizamos o movimento (rugas dinâmicas) em rugas permanentes, que marcam a pele mesmo quando estamos parados, sem realizar qualquer movimento. Esse é o uso preventivo da Toxina. Porém, ela é muito útil quando já se formaram as rugas estáticas, pois melhora o aspecto dessas rugas, tornando-as menos aparentes e evita que elas se tornem mais profundas e marcadas. Faz a prevenção da piora!
Já no tratamento da hiperidrose, a toxina impede que o estímulo nervoso libere o suor das glândulas sudoríparas.
Indicações:
Rugas na testa;
Rugas entre as sobrancelhas;
Rugas perioculares (pés de galinha);
Sorriso gengival;
Hipertrofia masseter;
Hiperidrose axilar;
Hiperidrose palmo-plantar.
Quem pode fazer?
O uso da Toxina de Prevenção é realizado em crianças para controle de algumas doenças, então pode ser feito a partir de qualquer idade. Na estética, para prevenção e tratamento das linhas de expressão, é indicado a partir dos 25 anos se a contração muscular é forte ao ponto de já marcar a pele. Se não for o caso, pode se esperar até 30 anos ou um pouco mais. Seu dermatologista saberá te ajudar e indicar o melhor momento de começar! Para hiperidrose, pode ser feita assim que o problema comprometer a qualidade de vida.
Vantagens:
- Procedimento seguro se realizado com profissional capacitado, previne e trata as linhas de expressão, evitando procedimentos mais agressivos no futuro.
- Para hiperidrose axilar é o procedimento mais seguro, altamente eficaz, sem efeitos colaterais.
Dúvidas:
1- Vou ficar sem expressão facial?
A expressão facial fica congelada apenas quando é aplicada uma quantidade exagerada de produto. Como a toxina age bloqueando a contração muscular, o congelamento da expressão pode sim acontecer se os músculos faciais forem totalmente bloqueados. Porém, a tendência atual é uma aplicação com resultados naturais e eu trabalho dessa maneira, sempre com resultados naturais, objetivando a leveza da expressão. Prevenção e embelezamento de maneira natural.
2- Vou ficar com a sobrancelha da Malévola?
A aplicação de Toxina de Prevenção em músculos selecionados levanta a sobrancelha, mas o médico controla o quanto quer subir. O objetivo de levantar a sobrancelha é subir a pálpebra superior caída quando existe sobra de pele em mulheres com mais idade, em sua maioria, e dar o formato arqueado da sobrancelha ao rosto feminino, que traz um olhar mais atraente. Aqui também entra bom senso, e uma aplicação natural é o objetivo.
3- Quanto tempo dura?
O efeito da Ação de Prevenção no rosto dura em torno de 4 meses. A duração costuma ser menor em quem pratica atividade física intensa, faz uso de antibiótico, e uso concomitante da vacina de tétano.
A dose utilizada na aplicação tem grande interferência na duração. Doses pequenas com o objetivo de deixar muito natural faz o efeito sair rápido. É necessário fazer uma aplicação sem exageros na quantidade (para ficar natural), mas respeitando doses mínimas preconizadas para cada ponto de aplicação.
O efeito vai sendo perdido lentamente ao longo dos meses. Assim, a musculatura vai voltando a se mexer e as expressões faciais vão voltando aos poucos como era antes.
No tratamento de hiperidrose axilar, a duração vai de 9 meses a 1 ano.
4- Se eu fizer uma vez terei que fazer sempre?
Não. O ideal é aplicar uma vez por ano em pacientes jovens e com musculatura mais fraca e a cada 6 meses em pacientes com musculatura forte, justamente para evitar que o movimento dos músculos deixe marcas na pele. Mas se por algum motivo não for realizado o procedimento, a única perda será da prevenção.
O procedimento
É feita a limpeza da pele, os pontos são marcados e aplicamos anestesia tópica. São feitas algumas pinturas nos locais demarcados com uma agulha muito fina, a mesma utilizada para aplicação de insulina. O procedimento dura em torno de 30 minutos.
Imediatamente após o procedimento, formam se pequenas elevações vermelhas na pele, como se fossem picadas de pernilongo, que desaparecem em no máximo 2 horas. Eventualmente poderá ficar um hematoma se algum vaso sanguíneo for atingido.
O efeito demora de 3 a 7 dias para começar e se completa com 15 dias, quando o paciente deve voltar para reavaliação.
Cuidados após:
Evitar exposição solar;
Não praticar atividade física no dia da aplicação;
Não massagear o local das aplicações;
Não deitar por 4h.
Contraindicações:
Hipersensibilidade ao produto;
Gestação e amamentação (contraindicação relativa);
Presença de processo infeccioso ou inflamatório no local da aplicação;
Doenças neurológicas como Miastenia gravis.
Não espere mais para se beneficiar do tratamento estético mais realizado no mundo!
Marque uma consulta!