Bioestimuladores de colágeno

O QUE HÁ DE MAIS MODERNO PARA FLACIDEZ FACIAL E CORPORAL

Os bioestimuladores estimulam o organismo a produzir colágeno na região aplicada. No rosto, são utilizados para melhorar a flacidez, o aspecto caído e cansado, a perda de contorno mandibular. No corpo, melhora a flacidez, promove o efeito da pele coladinha no abdômen e pescoço, trata o umbigo triste, faz sustentação do bumbum e melhora a celulite. Tanto no rosto como no corpo melhora a textura e qualidade da pele.

 

Agora, entenda com detalhes como os bioestimuladores agem no rosto:

Com o passar dos anos, o tecido ósseo da face é lentamente reabsorvido e os coxins de gordura vão diminuindo de volume e se deslocam. O resultado é a alteração dos componentes que dão sustentação à pele. Como o apoio foi perdido, fica uma sobra de pele. Os sulcos e rugas nesse momento ficam ainda mais evidentes e surge o aspecto de ” bulldog”, quando a pele se torna caída e passa o ângulo da mandíbula.

Somado a essas alterações, a pele perde colágeno e fica fina, sem viço e brilho.

Os bioestimuladores agem contornando todo esse processo: melhoram a sustentação da pele (efeito lifting) e  aumentam sua espessura. Ocorre melhora dos sulcos, do aspecto de ” bulldog”, da textura, elasticidade, além de deixar a pele mais bonita e brilhante.

 

Banco de colágeno. Você já está fazendo o seu??

A tendência atual é usar os bioestimuladores como prevenção, para não deixar a flacidez e todas as alterações mencionadas acima aparecerem.

A partir do 25 anos, a produção de colágeno cai 1% ao ano. Esse valor pode ser maior de acordo com os hábitos de vida. O objetivo é não deixar essa queda acontecer e inclusive fazer a quantidade de colágeno aumentar. Já imaginou? Os anos passando e sua pele melhorando?

 

Tipos de bioestimuladores:

Produtos injetáveis: Radiesse, Sculptra, Ellansé.

Fios PDO

 

Entenda cada um deles:

 

– Sculptra

Sculptra é o ácido L- polilático injetável biocompatível e biodegradável. É utilizado há muitos anos como fio de sutura absorvível e em nanopartículas para controle da liberação de fármacos. Começou a ser utilizado na Europa em 1999.

Após a aplicação do Sculptra, ocorre uma reação inflamatória controlada local, com recrutamento de fibroblastos (células que produzem colágeno) para a área tratada e consequente aumento da produção de colágeno na região.

O material é injetado em  pontos estratégicos para promover o efeito lifting. Após o procedimento, ocorre um pequeno aumento do volume do rosto devido ao material que foi injetado. Porém, no dia seguinte, o volume facial volta a ser o anterior ao procedimento.

Os resultados não são imediatos, pois o organismo responderá com a produção de colágeno.

Percebe-se a melhora a partir de 30 dias. Porém, melhores resultados aparecem a partir do 3º mês e o efeito final se dá 6 meses após a última sessão.

 

Quantas sessões são necessárias?

Para rosto:

Como tratamento, é indicado um frasco por década de vida. Porém 2 frascos já traz resultado. Como prevenção utiliza-se 1 frasco.

As sessões são feitas com intervalo de 4 a 6 semanas entre elas.

O efeitos duram até 2 anos, quando devem ser realizadas sessões de manutenção anual.

 

Quanto tempo dura?

O novo colágeno produzido dura de 18 a 24 meses.

 

Cuidados pós tratamento:

Evitar exposição solar

Massagear os locais de aplicação 3 vezes ao dia por 5 minutos durante 5 dias.

 

Impressionantes também são efeitos do Sculptra corporal, uma verdadeira revolução!

Pode ser feito na região dos braços, coxas, glúteos, abdômen. Melhora o aspecto enrugado da pele, trata o umbigo “triste” (umbigo caído), empina o bumbum, corrige os desníveis e é excelente para melhorar celulite.

 

– Radiesse

Radiesse consiste em 30% de hidroxiapatia de cálcio e 70% de gel como veículo. A hidroxiapatia está presente nos dentes e ossos, por isso é um procedimento muito seguro. Após a aplicação na pele, a hidroxiapatia é absorvida e novo colágeno é produzido pela ativação dos fibroblastos.

Como bioestimulador, é indicado para fazer prevenção do envelhecimento (banco de colágeno) e para tratamento de todas as alterações mencionadas acima.

O diferencial do Radiesse é seu efeito preenchedor, além do bio estímulo de colágeno.

 

Entenda a diferença das apresentações do Radiesse:

Radiesse duo: Faz estímulo de colágeno. Então, é aplicado em pontos estratégicos do rosto para fazer tração e sustentação da pele (efeito lifting), e promove melhora da qualidade da pele, tanto firmeza quanto textura. No corpo, é utilizado para melhora da flacidez em abdômen, pescoço, interno de coxa e braços, sustentação dos glúteos, melhora da celulite.

 

Radiesse plus: Além de estimular o colágeno, também preenche. O gel de hidroxiapatia de cálcio, nesse caso, é preparado de uma forma especial para obter os dois resultados.

Principais locais utilizados:

– Volumização da região malar e zigomática (bochechas)

– Reconstrução do ângulo de mandíbula

– Preenchimento do sulco no canto inferior do lábio (boca de marionete) e do sulco nasogeniano (bigode chinês) quando muito profundos

– Tratamento da sobra de pele da região lateral do queixo (bulldog)

– Preenchimento de queixo (faz projeção e definição)

 

Quando usar preenchedor (ácido hialurônico) e Radiesse (hidroxiapatia de cálcio)?

O Radiesse é preferível ao preenchedor de ácido hialurônico quando além da perda de volume na região existir flacidez e os sulcos forem muito profundos. Uma única aplicação trata dois problemas.

 

É possível associar na mesma sessão a aplicação de Radiesse plus (efeito preenchedor e estímulo de colágeno focal) com o Radiesse duo para estímulo de colágeno global no rosto. O resultado será potencializado.

 

Quantas sessões são indicadas?

Para estímulo de colágeno:

Varia de acordo com nível de flacidez. Para prevenção e flacidez leve, necessita de 1 ampola. 2 a 3 ampolas para flacidez moderada e associação com outros procedimentos de estímulo de colágeno para flacidez avançada.

 

Para preenchimento:

Necessita de avaliação para indicação precisa. Costuma variar de 1 a 2 ampolas.

 

Duração dos resultados:

De 18 a 24 meses.

 

– Ellansé

Seu componente é a Caprolactona com gel de carboximetilcelulose, utilizado desde 2018.

Possui efeito tanto preenchedor quanto de bioestímulo de colágeno, como o Radiesse plus.

Portanto, as indicações são as mesmas. O diferencial dessa marca é que existem apresentações diferentes que duram 1, 2, 3 ou 4 anos.

 

Sculptra, Radiesse e Ellanse são os bioestimuladores injetáveis. Não podem ser utilizados em áreas de movimento como próximo dos olhos, boca e testa pelo risco do produto se mover e sofrer acúmulo local.

Nessas regiões de movimento, utiliza-se o bioestimulador na sua forma em fio. São os fios PDO.

 

Entenda mais sobre eles:

Os fios são composto de polidioxanona, já eram utilizados como fios de sutura em cirurgias. Foram adaptados para serem introduzidos na pele com uma fina agulha. A agulha é inserida na pele e quando retirada deixa o fio. Depois de 6 meses o fio já foi totalmente absorvido.

Como todos os bioestimuladores, o fio provoca uma resposta inflamatória controlada local com ativação dos fibroblastos e consequente aumento da produção de colágeno local.

 

Áreas de tratamento:

Pés de galinha

Rugas abaixo das pálpebras inferiores

Região supralabial (código de barras)

Ruga vertical entre as sobrancelhas, formada pela contração muscular nessa região

 

Tratamento combinado botox e fios PDO:

O botox trata as rugas de expressão, com leve melhora das rugas já marcadas e não ocorre a melhora das rugas finas das pálpebras inferiores, pois elas são formadas devido a flacidez local e não pela contração muscular.

A aplicação dos fios PDO nas rugas já marcadas e nas pálpebras inferiores complementa o resultado do botox.

Agende sua consulta